O secretário-geral do PS, José Sócrates, criticou no sábado à noite em Évora o PSD por "atacar" o investimento feito na requalificação das escolas públicas, contrapondo que este é "absolutamente essencial".
"Eu compreendi-os [ao PSD]. Eles acham que escolas boas só no privado. Escolas públicas podem ser qualquer coisa, mas não é assim que eu vejo isto. Pelo contrário", argumentou.
José Sócrates discursava numa unidade hoteleira da cidade alentejana durante um jantar com militantes e simpatizantes do PS para comemorar o 25 de Abril e marcar o 38.º aniversário do partido.
Num discurso com muitas alusões aos valores e à história do PS e com a evocação do papel de Mário Soares na "luta pela democracia pluralista", o secretário-geral do PS lançou várias críticas ao PSD.
Algumas centraram-se nas afirmações do líder social-democrata, Pedro Passos Coelho, na sessão de encerramento do fórum "Mais Sociedade", sobre as intervenções efetuadas nas escolas públicas, pela Parque Escolar, EPE.
Passos Coelho demarcou-se do PS em matéria de obras públicas, criticando, por exemplo, "não sei quantas obras supérfluas que, ainda se está para ver, a Parque Escolar anda a realizar".