Buraco colossal
MY WEBRINGS PAGE
O SILÊNCIO À VOLTA DA MEMÓRIA


Em “relação às contas na Suíça, julgo que o assunto está mais do que esclarecido.
Há para lá umas contas na Suíça, há para lá umas pessoas que têm contas na Suíça.
O engenheiro José Sócrates – o que se demonstra com as contas na Suíça – é que não tem nada a ver com as contas na Suíça”
João Araújo 29/05/2015


Á ESQUINA DO MONTE CARLO


HERBERTO, A AVENTURA nos eternos

- Este blog voltou ao activo hoje dia 10 de Junho de 2015. -

E ponde na cobiça um freio duro,
E na ambição também, que indignamente
Tomais mil vezes, e no torpe e escuro
Vício da tirania infame e urgente;
Porque essas honras vãs, esse ouro puro,
Verdadeiro valor não dão à gente.
Melhor é merecê-los sem os ter,
Que possuí-los sem os merecer.

Camões / Lusiadas


Isto não há nada como acenar com medalhinhas para ter sempre clientela.

Considerandos sobre Sócrates e as oposições

Quem sabe sorrir à Liberdade ajuda sempre os que amam a Democracia *- Força Sócrates!




Lá chegámos pois ao fim de mais um ciclo.

Para os que esperavam que este ciclo não chegasse ao fim neste momento, o momento dever ter sido uma enorme desilusão. Para os que esperavam ansiosamente que o momento acontecesse a desilusão poderá acontecer lá mais à frente.
O ciclo não foi dos melhores.
O caminho estava cheio de armadilhas e se recordarmos as que a nossa querida e velha Europa nos deixou , compreenderemos que o era inevitável a queda neste ciclo que nos abriu as portas ao Inferno.

Sabemos que desde o começo dos tempos que os mais pobres ambicionam sair da pobreza.Sabemos também que para os ricos , a ideia de ter um pobre a viver no andar de cima , ou mesmo no debaixo nunca desde o começo dos tempos constituiu grande alegria.Sabemos assim e desde o começo dos tempos que a luta entre pobres e ricos é igualzinha à luta entre o sol e as trevas ; entre o paraíso e o inferno, entre o bem e o mal.
Quem é quem nesta luta é que fica muitas vezes complicado , posto que dentro da alma humana se esconde o bem e o mal, o sol e as trevas ; o pobre e o rico.
Dentro deste panorama de desejos e de lutas para conseguir o que se deseja , ficámos com uma Europa que se anunciou solidária e interessada na evolução dos que dentro dela vivem; mas que mais não fez senão acender nos corações o desejo de chegar a uma situação mais estável e de melhor viver para todos, escondendo no seu seio a terrível realidade de que afinal para ela não somos todos iguais e que europeus existem que ela a Europa despreza e que se limitou a explorar tirando proveito das tentações que plantava como armadilha cruel no coração daqueles a quem enganou.
Chegámos pois ao fim de um ciclo e agora nada mais nos resta senão olhar a realidade de frente fazendo as contas ao que conseguimos e ao que ainda temos pela frente em termos de dificuldades e sacrifício.O Governo que tínhamos já não existe. Caiu pela dificuldade que sempre defrontou desde o seu início.
Foi um governo que muitos acusam de ter cometido erros terríveis .E sem dúvida de que os cometeu.
Mas tudo depende do ponto de vista de cada um de nós. Pois se para um rico pagar mais impostos para que mais pobre seja tirado do nível de pobreza é crime terrível. já para o pobre esse crime passa a virtude.E que mais vale aos olhos do humanismo senão dar a um pobre a esperança e um pouco de melhor alimentação, um tecto e algum amos que só é possível sentir quando se deixa de sentir o terror?
A verdadeira questão não é a de que os governos cometem erros.Porque todos os governos cometem erros.A questão é a analisarmos a natureza do erro.
Posto que muito diferente é a natureza do erro que se comete para proteger os mais fracos e que em tudo diverge do erros cometido para proteger os mais ricos especialmente quando esses ricos conseguiram fortunas explorando os mais pobres.Para aqueles que olham os mais pobres com desprezo e cruel frieza, tudo o que se fizer para os proteger será um crime. Mas cuidado que a vida é madrasta e serão as nossas acções aquilo que nos condena, sendo que por cada olhar de ódio nos será debitada altíssima conta.
Chama-se a isto a lei do karma e na qual poucos ricos acreditam.Já para os pobres especialmente para os pobres portugueses foi essa lei compreendida como fado é é triste e lancinante realidade.Com esse ciclo que hoje morreu mas que renascerá na forma de um outro ciclo renascerá também a oportunidade de olharmos para o que nos rodeia de outra forma. E nessa forma tudo poderá ser modelado a bem de todos nós , os que vivemos aqui nesta velha nação que tão mal tem tratado o seu nobre povo.
Resta-nos pois escolher um ciclo onde os mais ricos compreendam que ajudar os mais pobre não é um crime mas uma lei de superior natureza. E que um Governo que comete erro por proteger os mais fracos do seu País nem é criminoso , nem cometeu crime.
E se a esse governo outro de diferente natureza se seguir melhor fará em bem interpretar certas leis.Pois acusar inocentes de crimes não cometidos é fácil obra.Fazer cair Governos pela insídia , pela difamação e pela falsidade é fácil obra.Agora construir uma Nação protegendo ricos e pobres na sua evolução, meus senhores, essa é mui difícil obra que poucos conseguem.
E dessa obra se mal vos correr o próximo ciclo; contas vos serão exigidas.
Quanto à nossa velha e querida Europa; que se guarde.Não é acendendo o ódio e o egoísmo no coração dos homens que alguma vez se construiu a Paz.

Quanto a nós. José Sócrates foi um grande Primeiro Ministro.
         A História o julgará como o que foi o melhor de entre os maiores.