Buraco colossal
MY WEBRINGS PAGE
O SILÊNCIO À VOLTA DA MEMÓRIA


Em “relação às contas na Suíça, julgo que o assunto está mais do que esclarecido.
Há para lá umas contas na Suíça, há para lá umas pessoas que têm contas na Suíça.
O engenheiro José Sócrates – o que se demonstra com as contas na Suíça – é que não tem nada a ver com as contas na Suíça”
João Araújo 29/05/2015


Á ESQUINA DO MONTE CARLO


HERBERTO, A AVENTURA nos eternos

- Este blog voltou ao activo hoje dia 10 de Junho de 2015. -

E ponde na cobiça um freio duro,
E na ambição também, que indignamente
Tomais mil vezes, e no torpe e escuro
Vício da tirania infame e urgente;
Porque essas honras vãs, esse ouro puro,
Verdadeiro valor não dão à gente.
Melhor é merecê-los sem os ter,
Que possuí-los sem os merecer.

Camões / Lusiadas


Isto não há nada como acenar com medalhinhas para ter sempre clientela.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Centenas no último adeus ao pai de José Sócrates

Centenas de pessoas, entre muitos anónimos e políticos, juntaram-se hoje em Vilar de Maçada, Alijó, para o funeral de Fernando Pinto de Sousa, de 84 anos, o pai do ex-primeiro-ministro, José Sócrates, escreve a Lusa.

Fernando Pinto de Sousa nasceu em Vilar de Maçada a 15 de Novembro de 1926. A sua família escolheu a terra natal para o enterro e foram muitos os que quiseram marcar presença no último adeus.
Pouco antes das 12:00, José Sócrates encontrava-se junto à porta de entrada da igreja local, onde recebeu as condolências de muitos membros do seu antigo Governo, como o seu braço direito Pedro Silva Pereira, ou os ex-ministros Vieira da Silva, Dulce Pássaro, Manuel Pinho, António Mendonça ou Correia de Campos.
Ainda os ex-secretários de Estado Pedro Marques e Manuel Pizarro, bem como outros nomes conhecidos do PS como Edite Estrela, José Lello, Luís Patrão e Francisco Assis.
Foram também muitos os autarcas socialistas que se deslocaram à aldeia duriense, como o de Alijó, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, Murça ou Matosinhos.
Entre os presidentes de câmara encontram-se ainda Valentim Loureiro, presidente de Gondomar, que fez questão de dar um forte abraço a José Sócrates, e o ex-autarca de Marco de Canavezes Avelino Ferreira Torres.
Após a cerimónia religiosa, o cortejo fúnebre seguiu em silêncio para o cemitério de Vilar de Maçado, onde Fernando Pinto de Sousa foi enterrado. Sempre rodeado de muita gente, Sócrates seguiu a pé, atrás do carro funerário, de mão dada com o filho mais novo.
Fernando Pinto de Sousa morreu segunda-feira no Hospital de Santo António, do Porto, a mesma unidade hospital aonde nasceu há 53 anos José Sócrates. Sexta-feira caiu ao descer uma escada e contraiu um traumatismo craniano que lhe foi fatal.
Arquitecto de profissão, o pai do ex-primeiro-ministro socialista foi co-fundador do PSD na Covilhã e vereador eleito por aquele partido à Câmara local nas eleições autárquicas de 1985, tendo tomado posse a 3 de Janeiro de 1986.
A 16 de Janeiro do mesmo ano foi nomeado vice-presidente da autarquia, exercendo essas funções até 15 de Janeiro de 1990.
Foi professor do Liceu da Covilhã e, enquanto arquitecto, foi responsável pela colocação da estátua em granito de homenagem a Pêro da Covilhã, localizada na Praça do Município daquela cidade.