Não tenho dúvida nenhuma de que a história nos provará que José sócrates, para além de ser um tipo muito decente como ser Humano, foi um dos melhores Primeiros ministros que este país alguma vez teve a sorte de ter tido.
Se ainda não nos afundámos completamente a ele e aos seus governos o devemos e isso ficará muito claro dentro de pouco tempo.
Mas pelo que conheço da extrema direita e sendo este governo de extrema direita , não tenho também dúvida alguma de que tudo fará para que a história real seja substituída pela mentira e pela manipulação de inverdades e de calúnias ou não tivesse sido essa a manipulação que conduziu todos este desgraçado governo ao poder, o que deixará essa mesma história em perigo de ser completamente distorcida.
Competiria ao Partido socialista guardar a memória desse governos de Sócrates ,defendendo não só a verdade para as gerações futuras, como defendendo também da mentira o seu próprio legado de Partido fundador da Democracia e protector dos direitos individuais de todos os cidadãos que hoje se vêm cada vez mais ameaçados pela ignomínia e pela voracidade de gente sem moral e sem ideais.Espero pois que à voz de Edite estrela se juntem as vozes e as práticas da maioria dos socialistas e das gentes de bem que neste país continuam empenhados na defesa da Democracia e da nossa constituição.
Quanto a Sócrates , muito gostaria de o ver de novo como meu Primeiro Ministro, mas sei que tal é improvável muito embora fosse desejável.
O futuro nos dirá de quem se apresentará para defender o nosso futuro.
Está no Parlamento Europeu a tempo inteiro mas não é por isso que deixa de ter opinião sobre a política caseira. Acha que o novo líder do PS não está de passagem, admite que este Governo não vá até ao fim do seu mandato e critica a mudança de opinião de Cavaco Silva.
"Mudou o governo e o Presidente da República mudou de opinião", afirma Edite Estrela. Mas também o governo de Pedro Passos Coelho é alvo de críticas: "Este Governo 'descobriu' agora as condições adversas a nível internacional", afirma com ironia.
Sem duvidar que um dia "a história vai provar que José Sócrates foi um excelente primeiro-ministro", a eurodeputada socialista até garante desejar "que este governo seja bem sucedido". Mas não exclui a hipótese de eleições antecipadas: "Até pode acontecer que Seguro venha a ser primeiro-ministro ainda antes de quatro anos".