Buraco colossal
MY WEBRINGS PAGE
O SILÊNCIO À VOLTA DA MEMÓRIA


Em “relação às contas na Suíça, julgo que o assunto está mais do que esclarecido.
Há para lá umas contas na Suíça, há para lá umas pessoas que têm contas na Suíça.
O engenheiro José Sócrates – o que se demonstra com as contas na Suíça – é que não tem nada a ver com as contas na Suíça”
João Araújo 29/05/2015


Á ESQUINA DO MONTE CARLO


HERBERTO, A AVENTURA nos eternos

- Este blog voltou ao activo hoje dia 10 de Junho de 2015. -

E ponde na cobiça um freio duro,
E na ambição também, que indignamente
Tomais mil vezes, e no torpe e escuro
Vício da tirania infame e urgente;
Porque essas honras vãs, esse ouro puro,
Verdadeiro valor não dão à gente.
Melhor é merecê-los sem os ter,
Que possuí-los sem os merecer.

Camões / Lusiadas


Isto não há nada como acenar com medalhinhas para ter sempre clientela.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

o pensamento e a lógica da crise


A derrota da lógica de pensamento único
O tempo que vivemos demonstra a actualidade e a necessidade do socialismo democrático.

Estou aqui a ler um artigo muito interessante sobre um mundo onde o neoliberalismo provou do modo mais doloroso, que isto de pensamentos , sobretudo os que envolvem a economia podem tornar-se desatrosos se não contiverem em si o pensamento sobre os outros e sobre a vida e necessidades do outro.Não vivemos sós no mundo, muito embora a maior parte de nós se recuse a olhar o mundo como para o lugar que todos partilhamos e de que todos dependemos. a verdade é que aqueles que nasceram com tudo se habituaram desde sempre a olhar os que nada tinham com aquele olhar meio depreciativo, meio curioso, onde de vez em quando misturavam os restos das côdeas que recusavam .

Esses tempos estão a mudar.E as crises trouxeram essa mudança.
Os pensamentos totalitários fossem de que orientação fossem foram caindo porque assentes em alicerces onde faltou sempre a centelha de respeito pela liberdade e pelo direito de todos.E á medida que tais alicerces foram falhando, as crise foram crescendo até se transformarem nesta enorme terrivel crise onde o capitalismo selvagem e o egoísmo dos que a tudo tiveram acesso, mas a quem ao que parece, nada chegou para fazer parar a ambição de mais possuir ainda.
E aqui estamos agora , quase todos unidos na mesma paragem no tempo e nos mesmos terrores e dificuldades .
Digo quase todos , porque existem sempre aqueles a quem nenhuma crise toca, a quem nenhum dor alheia faz impressão, aqueles que nunca mudam porque nunca querem mudar.Mas os tempos mudam e assim as sociedades . E este é o ponto da mudança , a partir do qual nada ficará como antes.
Pode ser que aqueles que por desrespeito, fecham empresas, escondem dinheiro despedindo milhares por egoísmo ou por vingança, subsistam.
Pode ser que ainda mais milhares de pessoas tenham que sofrer por causa desses egoísmos, mas a verdade é que quando o mundo começa a mudar nunca pára.
E depois desse dia nada ficará como antes.
A era da selvajaria terminará um dia . E nisso que é preciso acreditar e é por esse dia que é preciso continuar a trabalhar sem nunca baixar os braços.

Acreditar que este mundo é um lugar para todos , onde todos possam viver em paz e em segurança é a ferramenta que um dia tornará este mundo num lugar verdadeiramente melhor para todos.



A ACTUALIDADE DO SOCIALISMO DEMOCRÁTICO