CASO PT/TVI
Relatório nunca dirá que Sócrates mentiu
por JOÃO PEDRO HENRIQUESHoje
Proposta do PS defende que relatório deve referir que não há provas contra Sócrates. PCP não acrescenta termo "mentiu"
Está decidido: mesmo sendo aprovado ( o que não é certo) o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) ao caso Sócrates/PT/TVI, este nunca dirá que Sócrates mentiu ao Parlamento quando, a 24 de Junho do ano passado, garantiu que nada sabia das intenções da PT em comprar uma quota da TVI.
O projecto de relatório final apresentado pelo deputado do BE João Semedo não o afirma. E só o PCP e o PS apresentaram ontem (último dia para o efeito) propostas para alterar o documento de Semedo. Nem o CDS nem o PSD avançaram.
O PS pretende que o relatório final afirme que Sócrates "disse a verdade ao Parlamento". O PCP, pelo seu lado, evita a discussão verdade/mentira de Sócrates. Quer antes que fique claro que que houve indícios de "motivações políticas" no negócio da compra da TVI pela PT. E, quanto à "mentira", João Oliveira, deputado do PCP na comissão, afirma: "Se sabia e disse que não sabia, quanto a nós, ele faltou à verdade, isso é claro, é uma decorrência natural." Mas o facto é que nas propostas do PCP não se diz nem que Sócrates "mentiu" nem que "faltou à verdade".