Soares, «o mais ilustre português vivo»
Homenagem ao ex-Presidente com palavras fortes. Sócrates também elogiou
Arcos Valdevez transforma-se até domingo no município de Mário Soares, numa homenagem ao antigo presidente da República que incluirá exposições e três sessões de conferências, entre outras iniciativas, compondo assim a primeira edição do «Concelho de Estado», intitulada «Vida e Obra de Mário Soares».
O elenco do primeiro ciclo de conferências incluiu oradores como o primeiro-ministro, José Sócrates, o ex-presidente da Assembleia da República Almeida Santos, o histórico do PSD Miguel Veiga, o cientista Manuel Sobrinho Simões, o antigo presidente do CDS-PP Diogo Freitas do Amaral e o presidente da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, Artur Santos Silva.
Freitas do Amaral, que com Mário Soares protagonizou uma das mais históricas disputas políticas nas presidenciais de 1986, afirmou que o socialista «é o pai e principal inspirador do actual sistema democrático» português.
Soares diz como Cavaco devia ter feito
«Ao lado de Mário Soares, coube-me o privilégio de criar o sistema partidário português. Fomos capazes de inventar um sistema político à portuguesa: todos adversários e todos amigos», enfatizou.