- Este blog voltou ao activo hoje dia 10 de Junho de 2015. -
E ponde na cobiça um freio duro, E na ambição também, que indignamente Tomais mil vezes, e no torpe e escuro Vício da tirania infame e urgente; Porque essas honras vãs, esse ouro puro, Verdadeiro valor não dão à gente. Melhor é merecê-los sem os ter, Que possuí-los sem os merecer.
O candidato à presidência do PSD Aguiar-Branco considerou hoje o Governo e o Presidente da República são quem se deve pronunciar "em primeira instância" sobre as questões relacionadas com o procurador...
O presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, admitiu hoje que a catástrofe que se abateu sobre a região pode fazê-lo repensar a intenção de abandonar o poder em 2011, mas disse preferir...
Agora só queríamos era achar o corpo para fazermos o funeral, já nos conformámos com a morte dele", diz Eusébio Marques, genro de Manuel Nunes, 66 anos, levado pela força das águas. Nove dias após o temporal que se abateu sobre a Madeira, ainda há pessoas que não sabem nada dos seus familiares, pelo que as buscas continuam de forma a que sejam encontrados os corpos. Alguns podem ter chegado ao mar. O último balanço oficial dá como desaparecidas oito pessoas.
A nova secção, que será presidida pelo inspector-geral das Actividades Culturais, junta representantes do Estado (Direcção-Geral das Artes, da Saúde e de Veterinária) a figuras escolhidas por associações do sector. Terão assento toureiros, forcados, criadores de touros de lide, directores de corrida, veterinários com actividade taurina e empresários tauromáquicos.
A possibilidade de ocorrer uma aluvião como a que assolou a Madeira, no sábado passado, bem como as formas de prevenir e minimizar os riscos deste tipo de fenómeno, constava de pelo menos quatro estudos técnicos e relatórios oficiais, elaborados nos últimos 17 anos.
O mais detalhado é um documento conjunto do Governo Regional e do Governo da República, financiado pela Comissão Europeia, datado de 2003: no Plano Regional da Água da Madeira (PRAN), concebido por mais de 50 técnicos, descrevia-se em pormenor o tipo de obras e intervenções que deveriam ser efectuadas, de modo a minorar o impacto das cheias repentinas.
Além do alargamento e limpeza regular dos leitos das ribeiras, era também sugerida a implementação de sistemas de vigilância e alerta de cheias, bem como a criação de albufeiras, bacias de retenção e estruturas de amortecimento das águas, ao longo dos cursos que rasgam as montanhas que abraçam o Funchal. Nada foi feito.
No despacho de 18 de Novembro, de arquivamento das certidões que envolvem o primeiro-ministro, o procurador-geral da República (PGR) valoriza a escuta telefónica de 25 de Junho, na qual Rui Pedro Soares diz que Sócrates desconhecia a compra da TVI pela PT, em detrimento de cinco outras conversas que indiciam o contrário.
Entrevista a Passos Coelho. O Candidato a líder do PSD defende que Pinto Monteiro se demita ou seja demitido pelo Governo. Critica ainda Ferreira Leite por viabilizar o Orçamento, dizendo que era preferível...
Manuela ferreira leite,que diz que para Sócrates apenas conta a imagem arrisca-se a que dela se possa dizer que a imagem pouco se importa com ela.
Uma pobreza franciscana não se deve aplicar ao que se passa ali para os lados do PSd.Insulta os franciscanos, que para além de serem inteligentes , também conheciam o valor da modéstia.
Não , o que de pode dizer do Psd é que aquilo que lá se passa é muito triste.
Um partido que fecha um congresso , com discurso de sua ainda líder que não faz outra coisa senão falar mal do líder do partido do governo, não pode ser senão um partido muito triste.
De ideias para o país , que ajudassem a compreender porque razão se apresenta este partido como alternativa para o governo da nação , não se ouviu nada. Aquilo foi um zero á esquerda, um zilch, um nothing total, um vazio semelhante ao abismo mais profundo, pobre intelectualmente e do ponto de vista político uma desgraça. Aquilo aliás nem foi bem um congresso; foi mais uma reunião de comadres em que , como é próprio nas reuniões de comadres, se escolheu um para exercitar a língua.
Como a imaginação não abunda , pois claro que o escolhido havia de ser José sócrates.Mas onde é que anda o digníssimo Professor Medina carreira , quando esta gente abre a boca? Porque razão ele se cala em relação e estes e não diz deles o mesmo que diz dos estudantes que ofende todos os dias , quando os aponta como iletrados e inúteis para o país? Será que do ponto vista político, social , cultural , sociológico até são estes os exemplos que o nosso professor considera valiosos para o país??
--Manuela ferreira leite disse que Sócrates apenas se preocupa com a imagem.Estranha crítica de quem dá si uma imagem como a que deu a líder do Psd. Para chegarmos aqui , mais lhe valia ficar calada e sem imagem nenhuma que a que nos dá todos os dias, para além de triste e cinzente é pior que o deus me livre. Deus me livre desta gente.
A líder do PSD acusou hoje o primeiro ministro socialista de ter como principal preocupação "a obsessão pela imagem", que "lhe permita aparecer diariamente na televisão", resultando este facto "numa democracia...
Ao que parece Sócrates anda com azar;o sentido de humor não é definivamente algo que todos compreendam.Alguns bloggers , já para não falar de alguns jornalistas, já para não falar de alguns políticos , já para não falar de algumas senhoras , não apreciam o sentido de humor dos outros quando eles fazem humor com as suas pequenas ideossincacias. Preferem fazer humor negro com o humor do primeiro ministro enquanto lá vão tentando dar-lhe cabo da vidinha.
--Sócrates , no entanto prossegue o seu serviço ao povo português e a sua vida demonstrando que para além de ter uma energia muito particular , possui um não menos particular sentido de humor que devemos, em abono da verdade, reconhecer como superior. O que é pena é que esta nossa vidinha actual esteja tão recheada de falso moralismo e preconceitos tão acentuados , já para não falar de senhores e senhores que de cada vez que alguém diz uma piada, se ressentem como um bando de virgens tolinhas. Até me parece por vezes que regressei áqueles tempinhos do antigamente em que , para se fazer um bocadinho de humor tinha o pessoal que espreitar por cima do ombro de alguém a ver se não vinha lá sombra.
Sócrates demonstrou mais uma vez apreciar a ironia como forma superior do espírito, o que muito lhe agradeço porque , senhores , esta coisa de haver tantos com um sentido de humor tão mau é muito grave e pode até transformar-se em doença. Quanto a bloggers e jornalistas e senhoras e senhores e políticos e políticas com muita moral mas pouca graça , continuam a cair , a cair , a cair.
Esperemos que um dia não caiam de pôdres.
N'O cachimbo de Magrite:
Falta de: Estas gracinhas do primeiro-ministro com uns microfones revelam muito bem, para mais sabendo-se o que sabe. http://bit.ly/a5baYW
António Barreto acredita que há pessoas dentro do Ministério Público a vender informações em segredo de justiça e defende a proibição das escutas telefónicas, excepto em casos de terrorismo.
Mapa permite ver onde ocorreram os principais estragos causados pela intempérie. Há pelo menos quatro anos que vários cientistas vinham alertando o Governo Regional para o perigo que espreitava a ilha da Madeira. Um dos avisos foi transmitido no programa Bioesfera, exibido pela RTP2 há dois anos
--Gosto muito de ler e ouvir Emidio Rangel e não apenas porque não alinha com gente muito apressada no ataque pessoal a outros.
Gosto de Emidio rangel porque não tem papas na língua e nunca hesita quando tem que dizer o que pensa. Nesta coisa de estarmos vivos a coragem é muito importante. E Rangel tem a coragem das suas convicões.
Não alinha em infâmias nem comenta sobre suspeições como fazem outros senhores e senhoras da praça pública, trazendo até nós o eco triste das suas invejas e das suas frustações.Rangel diz o que pensa do saraiva e do sol e não está com meias tintas.
Chama mixórdia a certo tipo de "escrita" sem hesitar e com muita clareza.
Dá gosto ler artigos assim.E não porque defende José sócrates da pantominice em que má gente tem procurado envolver-lhe o nome e a honra; mas porque tem convicções e sabe como as defender.Gostava muito de ter assinado este artigo. Não me pertence porém , mas é com muita honra que o leio. - Houvesse mais como este e este país estaria concerteza com ambiente mais limpo.Assim resta-nos apanhar com a saraivada. Pois apanhemos então, que não é por isso que deixa de ser infame.
E ele escreve com um despudor próprio dos irresponsáveis, que há ou houve um "polvo" que esteve ou está a ser montado para controlar os meios de comunicação social. José António Saraiva faz jornalismo como fez arquitectura, mal, não foi de modas e chapou as "cabeças" do "polvo" no topo da sua página. Sócrates, Nuno Vasconcelos, José Miguel Júdice, Proença de Carvalho, Marinho Pinto e outros. Imaginem, lá está também a minha foto. Saraiva considera-me uma cabeça do "polvo" que ele tem na cabeça. No texto, o Director do ‘Sol’ tenta justificar a mixórdia que preparou. Diz ele, "paralelamente, foram aliciados antigos jornalistas ou pessoas com ligações aos media, como o bastonário dos advogados, Marinho Pinto, o ex-director da SIC Emídio Rangel ou o ex-presidente da RTP João Carlos Silva".
José Sócrates vai entrar nos anais da história parlamentar democrática como o primeiro chefe de Governo a ser convocado para depor numa comissão de inquérito parlamentar.
Mapa permite ver onde ocorreram os principais estragos causados pela intempérie. Há pelo menos quatro anos que vários cientistas vinham alertando o Governo Regional para o perigo que espreitava a ilha da Madeira. Um dos avisos foi transmitido no programa Bioesfera, exibido pela RTP2 há dois anos.
A coisa mais maçadora que nos pode acontecer é entrar num título que nos parece interessante para sermos obrigados a ler as coisas mais vulgares ainda por cima péssimamente escritas.É o caso da artigalhada cujo link está abaixo onde um senhor qualquer que eu nem sequer sei quem seja , se dedica ao inútil exercicio de uma esrita onde nem o verbo joga com o trambelho, nem o conteúdo joga com a verdade .
É apenas mais um fraco exercicio de mau estilo, aliado a um enorme desejo de dar nas vistas o que se conseguir, conseguirá pelas piores razões.
Insinua este cavalheiro que Sócrates teria atraiçoado amigos, durante a entrevista que concedeu , quanto a mim muito simpáticamente ao de novo regressado á vida de entrevistador,Miguel sousa tavares.
E insinua quanto a mim de forma tola que Sócrates terá de algum modo deixado Pedro soares ( que já se fartou de dizer que nem é amigo próximo de Sócrates ) em má posição no decorrer daquela estranhissima entrevista.
Ora Sócrates o que disse foi que Pedro soares havia sido indicado pelo conselho da Pt e não pelo governo. E nada do que Sócrates disse ali pode ser associado seja a que mau comportamento fôr no que se relaciona com a ética das palavras aplicada a entrevistas. Sócrates recusou-se a alinhar em comentários desonestos e irregulares sobre o que quer que fosse e este senhor que escreveu a tal artigalhada, das duas uma , ou não ouviu nadinha do que por ali se disse , ou então é mais um a juntar-se ao grupinho dos associados anti sócrates que por ai andam num afã de tiradas e comentários que esses sim, parecem estar cada vez mais associados a um enorme desespero e um ciúme sem fim.
-Raramente faço crítica literária , mas desta vez e com imensa sinceridade aqui deixo uma recomendação ao tal autor. Se Sócrates precisa de escrever um livro de auto ajuda, já o dignissimo autor precisa e urgentemente de consultar um ou dois livros que introduzem ao ensino da escrita, ferramente essencial para se escrever bem e sem ataques de carácter.
--Por acaso lembro-me muito bem do que fala Teixeira dos santos.Lembro-me de todos os malabarismos feitos no tempo em que o Psd cds andaram juntinhos em coligações e contas e recordo do resultado nocivo desse tipo de associações tão do gosto do prf Marcelo e dos seus seguidores.
Não deu bom resultado,não e o que se seguiu a esses malabarismos ainda hoje temos que andar a pagar , que nisto deste tipo de circo, ele há bilhetes que ás vezes têm que se pagar duas vezes.
Claro que ao Psd não serve que as pessoas tenham boa memória das cousas, é muito melhor encher os céus e o papel de palavriado inútil e amorfo, para se distrairem as mentes daquilo que é essencial.
Mas nem sempre se consegue pôr toda a gente a olhar para o mesmo lado, por conseguinte eu faço parte daqueles que não se deixam enganar e quanto a memória tenho-a muito activa e de muito boa saúde.
De modo que o meu desejo é que a maior parte dos portugueses tenham boa memória, porque se assim fôr há-de chegar o precioso dia em que darão uma lição de boas contas e boas maneiras a quem andou em malabarismos de má qualidade, enganando a torto e a direito sem respeito nem qualidade.
O ministro das Finanças afirmou hoje, sexta-feira, que foi o PSD que realizou "malabarismos", realizando operações de titularização de créditos, semelhantes às apontadas à Grécia para mascarar o défice, depois de novamente acusado por Miguel Frasquilho de mascarar números.
A legalização do aborto e o casamento homossexual são "temas fracturantes" que poderão ser referidos pelo Papa durante a visita a Portugal de 11 a 14 de Maio, segundo o presidente da comissão organizadora.
Governo recuou e alarga a possibilidade de prisão preventiva para maus tratos, agressões a funcionários, furto qualificado, falsificação e atentado à segurança rodoviária
O ministro das Finanças recusou hoje que a questão das alterações à lei das finanças regionais esteja já posta de parte e que não mistura dar apoio especial à Madeira, do aumento das transferências e endividamento.
O líder parlamentar do PSD, José Pedro Aguiar-Branco, disse hoje que se ficar demonstrado de forma evidente que houve intervenção do Governo no negócio entre a PT e a TVI isso "há de ter consequências...
HojeA Fenprof entregou, ontem, ao Ministério da Educação um pré-aviso de greve. Os docentes vão paralisar no dia 4 de Março, «por um aumento real dos salários, por pensões de aposentação justas e pela contagem integral do tempo de serviço»
HojeSantana Lopes considera que «o país está num impasse» e que o PSD «precisa de uma clarificação». Em entrevista ao SOL, o ex-líder social-democrata diz mesmo que «o PSD está a precisar de um projecto de salvação nacional. É o país, o PSD e o Sporting», reforça
O PSD vai avançar com uma proposta para a criação de uma comissão parlamentar de inquérito para apurar se houve interferência do Governo no negócio PT/TVI e se Sócrates “faltou à verdade” sobre a operação no Parlamento.
Dois prédios ruíram esta manhã, um deles parcialmente, cerca das seis horas, na rua Nossa Senhora da Piedade, em Viseu, desalojando uma dezena de pessoas.
Há 26 minutosA porta-voz do Governo Regional anunciou hoje que o número de desaparecidos passou de 16 para 29, citando informações do Ministério Público
Há 36 minutosA presidente do PSD, Manuela Ferreira Leite, defendeu hoje que disse uma verdade e deu uma ajuda ao Governo ao alertar que, se nada for feito, Portugal pode chegar à situação económica da Grécia
--O director do expresso , Henrique monteiro queixou-se de Sócrates no Parlamento.Que o Primeiro ministro lhe teria telefonado para lhe "pedir" que não publicasse artigos pondo em dúvida o seu curriculo e o seu diploma de engenharia.
--Bom, chegados ao ponto a que chegámos, toda a gente diz tudo o que lhe passa pela cabeça para defenser as teses mais absurdas.A verdade é que Henrique monteiro deveria ter feito prova daquilo que disse aos deputados; uma pessoa, esteja ela seja em que cargo fôr, não pode agora chegar aos sítios para dizer o que muito bem lhe apetece sem que seja possivel a quem ouve confirmar aquilo que ouviu.
É mais ou menos como se eu agora escrevesse nos meus blogues que o sr em questão se tem fartado de me fazer telefonemas a pedir um raminho de salsa; de certeza que estando na posição em que está, ficaria algo embaraçado mas a verdade é sendo assim,que ninguém me pode impedir a partir de agora de escrever aquilo que muito bem entender , desde que o que escreva passe por chamadas telefónicas e se fôr através de telemóvel, melhor ainda, porque a menos que me gravem as conversas direi o que quiser que ninguém conseguirá defender-se. É esta a estratégia que tem sido seguida pelos que diáriamente procuram continuadamente atacar o Primeiro ministro
--Henrique monteiro disse muita coisa na Assembleia.Mas nada do que disse acrescentou o que quer que fosse áquilo que já foi dito.E quase tudo o que até agora tem sido dito aproveita apenas a gente que se quer aproveitar.Porque para outros,os que são capazes de pensar pela sua própria cabeça, nada acrescentou de novo.Limitou~se o director do Expresso a mais umas queixas iguais ás que já conheciamos e que até agora foram todas desmentidas.Henrique monteiro pode dizer o que quiser que estou convencida, só será escutado pelos mesmos do costume e esses quanto a mim estão já desacreditados aos olhos dos Portugueses.
O director do Expresso disse hoje ao Parlamento que o semanário já foi alvo de pressões políticas e económicas, alegando ter sido alvo de boicotes quer por parte do Governo quer por parte do Banco Espírito...
O mau humor de Manuela ferreira leite é coisa digna de se ver. Esta senhora que tanto mal tem dito de Sócrates e que a propósito de tudo e de nada vem a público cheia de insinuações e contínuas suspeições , reage muito mal quando recebe na mesma moeda. Para alguém que pasa avida a falar de verdade, de honestidade , dos cursos que tirou e dos cursos dos amigos , quanto lhe fazem perguntas que metam a verdade pelo meio quando é ela apanhada numa mentira , a reação nunca se faz esperar e não é nada bonita de se ver.
--Ferreira leite que andou dias a fio a dizer que não sabia de nada sobre a Pt e que nem podia saber porque não estava por dentro dos negócios da empresa , afinal estava a esconder que sabia e sabia muito.Agora o que é bem verdade é que detestou que se soubesse e a sua reação ás perguntas feitas por jornalistas demonstram bem que não é senhora , nem para aceitar críticas e muito menos para admitir verdades; sempre que é obrigada a enfrentar as suas imprecisões ataca atirando a atenção contra José sócrates, enquanto vai fulminando com olhares bem agressivos quem quer que se atreva a perguntar~lhe coisas que ela não gosta de ouvir.Demonstra assim que muito embora tente passar uma imagem de boa e inocente senhora é muito menos inocente do que quer fazer parecer e quanto a feitio, cruzes ! estamos conversados.
--José sócrates tem apostas para o futuro e está bem capaz de se manter na luta pelo noso país.Ideias não lhe faltam e é extraordinária a imaginação e a consistência que demonstra com Primeiro ministro deste país onde tanta gente de má catadura se tem esforçado para o fazer desistir.Sócrates não desiste.Não baixa os braços, nem se deixa manietar ou intimidar pelos que permanentemente procuram destruir-lhe a imagem e a imagem do nosso país.
Se algum dia tivemos alguém que demonstra ter coragem e determinação para prosseguir na defesa daquilo em que acredita, estes são os dias em que teremos que reconhecer que estamos perante alguém muito especial.sócrates quer o melhor para Portugal e não se cansa de lutar contra todo o tipo de adversidades.Se isto não é um bom exemplo então digam -me o que é.
OntemO primeiro-ministro, José Sócrates, afirmou hoje que um dos seus objectivos é tornar Portugal um dos primeiros países europeus com o seu território coberto totalmente por redes tecnológicas de nova geração
--As minhas mais que sinceras condolências a todos os que vivem e trabalham na Madeira e que tanto têm sofrido nos últimos dias.O meu coração está com todos eles e o que espero é que o seu sofrimento termine e termine depressa.
--Mas será preciso não esquecer que todos somos Portugueses , que todos sofremos e trabalhamos e que todos merecemos respeito. Cavaco silva disse que a Madeira estava a dar uma lição ao País. Certo,claro que a Madeira está a lutar pela sua vida.
Mas nós os Portugueses do continente também estamos a dar uma lição e das mais valiosas.Estamos a dar uma lição de solidariedade, de civismo de amizade, de espirito de sacrifício e Cavaco silva deveria pensar em todos os Portugueses antes de começar os seus discursos.
--Porque nisto de lições só as dá quem pode deve prestar-se muita atenção a todos os que dão certos exemplos e quando alguém chega a lugares de destaque no seu país, não deve nunca esquecer~se do que deve ao seu país.E se a Madeira está neste momento a reagir tão positivamente á tragédia que sobre ela se abateu, a verdade é que por detrás desa reação está o apoio e a solidariedade que lhe chegou dos Portugueses seus irmão deste lado.
Cavaco deveria ter ido mais longe na ideia se queria puxar pelo ânimo nacional.E em vez de ter evidenciado a lição que os madeirenses estão a dar seja a quem fôr; deveria isso sim ter mostrado profundo respeito pela lição que Todos os Portugueses sem excepção estão a dar ao mundo.
--Temos pois que a frase usada por cavaco está errada.
A frase que deveria ter pronunciado teria que ser esta:-
Os Portugueses estão a dar uma lição de resistência e de solidariedade a todo o mundo.
Essa sim, teria sido uma frase demonstrativa do Presidencial respeito por Todos os Portugueses.
OntemO Presidente da República afirmou esta quarta-feira no Funchal que o «espírito de entreajuda dos madeirenses foi uma lição para o país», reiterando que todos os portugueses estão solidários com a região
--Afinal Ferreira leite que passa a vidinha a chamar mentiroso a Sócrates , parece que também gosta de atirar as suas mentiritas de vez em quando e se formos a ver a sua expressão quando é apanhada -livra ! - por ali , naquela alminha, escondem-se também profundas sombras.
--Parece que afinal a senhora , não só sabia de tudo, como andava a ser informada pelo sr. Moniz que ao que parece também não sabia de nada , mas que afinal sabia e até era informador.Coisas da política quando a politíca é feita desta maneira pouco clara, com muita acusação aos outros e muito pouca capacidade de auto análise.
--Sendo que por falar em análises, as da senhora ferreira leite também não vão mais longe que a sua memória que ao que parece é selectiva mas só para um dos lados, o que dá aquele palavreado que parece que é muito profundo mas que afinal também não é assim tanto.
--Afinal a dona manuela esqueceu-se de dizer aos portugueses que quanto ao negócio que nunca chegou a ser negócio, as coisas não eram como ela dizia e parece até que nunca fora.Mistérios construídos nas esquinas onde ao que parece, alguns se encontram naquela de soprar acontecimentos que afinal nunca existiram , escondendo assim os conluios que esses sim são sempre muito reais.
Há 1 horaO Presidente da República desloca-se hoje à Madeira para ver no «terreno» a dimensão da «tragédia» que aconteceu na região, numa visita em que passará pelo centro do Funchal e pela Ribeira Brava e se encontrará com os desalojados
O Governo Regional da Madeira assumiu, ontem, ao início da noite que errou na contagem do número de mortos, alterando assim o número oficial de 42 para 37 vítimas mortais.
O procurador geral da República (PGR) salientou hoje que apenas cinco das 26 páginas do seu despacho de arquivamento das escutas com conversas do primeiro ministro foram divulgadas no "Correio da Manhã" e "Diário de Notícias".
OntemO procurador geral da República (PGR), Pinto Monteiro, declarou terça-feira que a questão da destruição das escutas telefónicas do processo Face Oculta que captam conversas do primeiro-ministro será resolvida «em breve»
OntemO director do Jornal de Notícias garantiu não ter cometido um acto censório ao optar pela não publicação de uma crónica do jornalista Mário Crespo e que não confunde «censura verdadeira com vitimização pessoal»
OntemAlberto João Jardim afirmou que a Madeira «já está a dar a volta», apesar da gravidade dos danos causados pelas enxurradas de sábado, e recusou responsabilidades face às acusações de falta de planeamento do território da ilha
--Depois de toda a ventania provocada pelas revelações do Sol, em que mais uma quantidade de gente ligada ao partido socialista foi vexada e acusada públicamente de coisas que não sabemos se fizeram e numa nota enviada através da assessoria do Ps, vem Marcos perestrello negar todas as acusações em que se vê directamente envolvido pelas notícias daquele jornal.
--Por mim que não gosto nada do caminho que isto anda a levar e que tenho o maior desprezo por orgãos que usam escutas , dou o beneficio da dúvida a Marcos perestrello. Já sei que isto me vai valer mais rancor e mais insulto mas paciência , ou somos capazes de manter firmes as nossas convicções ou não passaremos de bataratas e o que é pior , das tontas.
--Esta constante saída de escutas começa a parecer-se cada vez mais com aquele bater de pé no chão que algumas criancinhas embirrantes e birrentas fazem quando não conseguem o que querem. São essas que dão o tipo de adultos que agora andam metidos a acusadores dos outros.Por mim, desconfio muito mais deles que daqueles a quem acusam.
--Com esta demissão de Fernando soares a Pt fica mais leve, os homens da golden share já lá não estão. Por mim acho bem.Quanto mais leve aquilo estiver por ali,mais depressa se descobrirá a verdade no que ao tal plano diz respeito.
Sempre ouvi dizer que quando a companhia é má devemos afastar-nos o mais depresa possivel e se é bem verdade que neste caso a companhia ( Pt ) parece ser bem simpática , não é menos verdade que pelo andar da carruagem, muito bem fizeram os que sendo representantes do estado se afastaram dando assim lugar a que a própria Pt investigue tudo o que tiver que ser investigado.
Por mim acho toda esta estória muito estranha.Em nenhum lugar do mundo as pessoas são tão estúpidas a ponto de cometer suicídio quando tudo na vida lhes corre de feição. E ao que parece nenhum dos que agora se afastou deu sinais de estar com vontade de cometer suicídio pondo o emprego e a carreira em risco para tentar ajudar outros a fazer um negócio que afinal nunca existiu.
No entanto e porque li o meu kafka na devida altura e porque conheço o meu país como ninguém, entendo que tudo deve ficar muto bem esclarecido, se bem que para dizer a verdade é bem capaz de aparecer outro tipo de revelação que nos mostre que afinal havia outros em toda esta embrulhada.
Fernando Soares Carneiro, administrador executivo da Portugal Telecom (PT) em representação da "golden share" do Estado, renunciou ao cargo, anunciou a PT.
Sócrates deixou muito claro que recusa ser difamado e que recusa que difamem os seus amigos e os que lhe dão apoio e ao partido socialista.Acho muito bem, que quem não se sente não é filho de boa gente.A primeira qualidade de um amigo verdadeiro é defender os seus amigos.A primeira qualidade de um político é saber defender os que lhe prestam apoio.Portanto acredito em Sócrates quando diz que desconhecia, afinal porque carga de água havia ele de conhecer os negócios em que Figo andaria envolvido, nem lhe diziam repeito nem seguramente teria ele tempo a perder com os negócios alheios.Esta histeria meio colectiva de querer acusar Sócrates e todos os militantes do Partido socialista , bem assim como amigos e familiares,está a parecer o que é, uma doença penosa de quem parece andar a precisar de cura de águas que ainda é um gramde remédio para muita coisa e bastanre eficiente.
José Sócrates negou ontem, quinta-feira, ter sabido do contrato de milhões que Luís Figo assinou com a TagusPark e disse ser infame a suspeição de compra desse apoio. Reiterou não ter sido informado do interesse da PT na TVI , mas admitiu o agrado pelo fim do Jornal de Sexta.
--Esta coisa das tragédias, são terríveis porque nunca existem planos que nos salvem; quando elas se atravessam no nosso destino ou temos a sorte de escapar ou não.Os irmãos Madeirenses que perderam a vida são mais uma vez as vitímas que demonstram essa cruel verdade.
--Se a tragédia que se abateu sobre a Madeira podia ou não ser minimizada não sabemos.Mas sabemos que não podia ser evitada. Sabemos que as águas não perdoam quando se abatem sobre populações indefesas; sabemos do grau de destruição que atinge , também nós já fomos duramente atingidos por esse horror.
Quando uma catástrofe acontece temos que socorrer os sobreviventes defendendo as suas vidas e os seus bens. Não há muito espaço para tecer críticas ou pedir explicações.
Mas de facto toda esta situação parece um bocado absurda , sobretudo pelas primeiras declarações públicas de Jardim , onde a preocupação de atacar adversários políticos, acusando-os de fazer passar comentários desconhecedores e abusivos sobre a provável falha do plano de ordenamento da região.
Jardim usou - numa péssima altura ; creio eu--de um tom demasiado arrogante e agressivo.Precipitou-se quando chamou aos que julgou estar a criticar-lhe as acções - "a canalha " termo que repetiu abundantemente dirigindo-o contra aqueles que comentaram a possibilidade de um mau ordenamento ter piorado algo que seria já por si só aterrador.Este tipo de atitude por parte de um responsável e para mais de tão alto responsável é mau exemplo a denunciar enorme insegurança.
Claro que uma tragédia e sempre imprevisivel e tem sempre resultados imprevisiveis; mas quando conhecemos os lugares onde habitamos, se podemos , devemos tentar prever tentando criar defesas.
Se foi isto o que aconteceu ou não na Madeira, não sabemos, mas é precisamente por isso que depois de se porem as vidas dos seus cidadãos a salvo e depois de instaurar a normalidade na ilha se deveria instaurar um processo que avaliasse se sim ou não existem culpas e se o plano foi ou não foi seguido com critério.Até lá, ficam as dúvidas.
A tragédia que atingiu o Funchal corresponde a um dos principais riscos identificados no Plano Municipal de Emergência e ocorreu três meses depois de o Serviço Regional de Protecção Civil ter realizado um exercício num cenário semelhante e apenas 17 dias após a Câmara Municipal ter aberto um concurso para a elaboração de um novo plano.
>
Tragedy in Madeira Renowned for its long-lived fortified wines, the Portuguese island is struggling to dig out from this weekend’s deadly flash floods and landslides Robert Taylor Posted: February 22, 2010
Tragedy struck the tiny resort island of Madeira this past weekend, home of the long-lived Madeira fortified wines. Heavy rains on Saturday resulted in flash flooding and landslides that have caused at least 42 confirmed deaths so far, though the total is expected to rise as the Portuguese archipelago’s authorities continue rescue efforts.
The worst damage occurred in and around the capital, Funchal, on the south side of Madeira island. Most of Madeira’s vineyards and wineries are located on the north side of the island.
“The consensus is that nothing like this has been seen in the past century. And you may have to go back to the historic flood of 1803 to find a flood so devastating on the island,” wrote Madeira importer Mannie Berk via e-mail after phone conversations with his contacts in Madeira yesterday and today. Berk, founder of the Rare Wine Co., which imports Madeira and other specialty wines into the United States, added that “the heavy rains over the weekend were exacerbated by persistent rainfall this winter, which left the ground saturated. And because so much rain fell in the mountains, it had to find a way to the sea below, which was along the rivers. The areas around Funchal's rivers saw the most concentrated damage. They simply were incapable of carrying all of the water and debris that was forced into them.”
While damage to vineyards and wineries appears to have been largely avoided, some producers who store old wines in the Funchal area have been unable to determine the status of their inventory.
Rupert Symington, managing director of Symington Family Estates, said via e-mail that the flooding was “not likely to significantly affect wine production, although there may be some costly shipping delays, and any fall-off in tourist numbers will inevitably lead to weaker wine sales through our local outlets [an important part of the local industry’s revenues].”
“There has not been significant damage to the vineyards,” reported Dominic Symington, Rupert’s cousin, who oversees the family’s Madeira holdings. “Thankfully the Madeira Wine Company’s Blandy’s, Leacock’s and Cossart Gordon installations were unaffected and escaped any damage … From what I understand the other wine companies in Madeira also escaped largely unscathed.”