A candidatura de Manuel Alegre na Madeira anunciou hoje que vai proceder sexta-feira à retirada dos cartazes do candidato presidencial no centro do Funchal.
Em comunicado, os responsáveis pela candidatura na região esclarecem que esta decisão se deve «apenas e tão só ao reconhecimento e à valorização do Natal como uma manifestação cultural».
A candidatura salienta que com a retirada dos outdoors do centro da capital madeirense «manifesta assim o respeito pela maneira como os madeirenses vivenciam a Festa e visa deixar a cidade livre para o embelezamento e o colorido característico dado pelas iluminações de natal que transformam a cidade numautêntico presépio».
Os apoiantes de Manuel Alegre destacam que esta foi também«desde sempre, a posição de Manuel Alegre relativamente à cultura tradicional portuguesa».
«Assim, rejeitamos desde logo as eventuais críticas que considerem que esta seja uma ação eleitoralista e ou demagógica e assumimos por inteiro o ónus da retirada dos cartazes», declaram no mesmo documento.
Realçam que esta iniciativa foi «tomada de forma unilateral pela candidatura, que reconhece que a época natalícia está profundamente enraizada na cultura madeirense bem como valoriza a importância que o natal e fim de ano têm para os madeirenses, do ponto de vista económico».
Lusa / SOL