Buraco colossal
MY WEBRINGS PAGE
O SILÊNCIO À VOLTA DA MEMÓRIA


Em “relação às contas na Suíça, julgo que o assunto está mais do que esclarecido.
Há para lá umas contas na Suíça, há para lá umas pessoas que têm contas na Suíça.
O engenheiro José Sócrates – o que se demonstra com as contas na Suíça – é que não tem nada a ver com as contas na Suíça”
João Araújo 29/05/2015


Á ESQUINA DO MONTE CARLO


HERBERTO, A AVENTURA nos eternos

- Este blog voltou ao activo hoje dia 10 de Junho de 2015. -

E ponde na cobiça um freio duro,
E na ambição também, que indignamente
Tomais mil vezes, e no torpe e escuro
Vício da tirania infame e urgente;
Porque essas honras vãs, esse ouro puro,
Verdadeiro valor não dão à gente.
Melhor é merecê-los sem os ter,
Que possuí-los sem os merecer.

Camões / Lusiadas


Isto não há nada como acenar com medalhinhas para ter sempre clientela.

sábado, 13 de novembro de 2010

UTOPIA

Utopia

Utopia é um termo para uma sociedade ideal. Foi usado descrever ambos comunidades intencionais isso tentado criar uma sociedade ideal, e sociedades fictional portrayed dentro literatura. O termo é usado às vezes pejoratively, na referência a um ideal unrealistic que seja impossível conseguir, e spawned outros conceitos, o mais proeminente dystopia. O termo foi feito exame de um fictional console no Oceano Atlântico, escrito perto Senhor Thomas Mais como o caráter fictional Raphael Hythloday (traduzido do grego como “sabendo nos trifles”) como possuir um seemingly perfeito socio-politico-sistema legal.

A palavra vem de Grego: οὐ, “não”, e τόπος, “lugar”, indicando que mais utilizava o conceito como allegory e não considerou um lugar tão ideal ser realìstica possível. Vale a pena anotar aquele homophone Eutopia, derivado do εὖ grego, “bom” ou “bom”, e do τόπος, o “lugar”, significa a meaning dobro isso foi pretendido quase certamente. Apesar deste, a maioria de uso moderno do termo “Utopia” supõe incorretamente o último meaning, que de um lugar da perfeição melhor que do nonexistence.

Índices

Termos relacionados

Algumas perguntas levantaram-se sobre o fato que os escritores e os povos na história se usaram utopia definir um lugar perfeito, como utopia é um lugar perfeito mas unreal. Uma definição apropriada de um lugar perfeito e real é eutopia.

Mais utopia é baseado pela maior parte sobre Plato's República. É uma versão perfeita de República wherein as belezas da sociedade reinam (por exemplo: igualdade e um general pacifist atitude), embora seus cidadãos estejam tudo prontos para lutar se a necessidade for. Os evils da sociedade, por exemplo: a pobreza e a miséria, são todas removidas. Tem poucas leis, No. advogados e emite raramente seus cidadãos à guerra, mas aos hires mercenaries entre de seus vizinhos guerra-prone (estes mercenaries foram emitidos deliberadamente em situações perigosas na esperança que as populações mais warlike de todos os países circunvizinhos estarão removidas ervas daninhas para fora, saindo de povos calmos). A sociedade incentiva a tolerância de todas as religiões. Alguns leitores escolheram aceitar esta sociedade imaginária como o blueprint realístico para uma nação trabalhando, quando outros postularem mais pretendido nada da sorte. Alguns mantêm a posição que mais Utopiaas funções somente no nível de um satire, um trabalho pretenderam revelar mais sobre Inglaterra de seu tempo do que sobre uma sociedade idealistic. Esta interpretação bolstered pelo título do livro e da nação, e por sua equivocação aparente entre o grego para “nenhum lugar” e “o lugar bom”: “Utopia” é um composto do ou- da sílaba, significando “não”, e dos topos, significando o lugar. Mas homonymous prefixe o eu-, significado “bom,” resonates também na palavra, com a implicação que o lugar perfeitamente “bom” não é realmente “nenhum lugar.”

Utopia econômico

Estes utopias são baseados na economia. A maioria comunidades intencionais tentar criar um utopia econômico foi dado forma em resposta às condições econômicas ásperas do 19o século.

Particularmente no décimo nono século adiantado, diversas idéias utópicas levantaram-se, frequentemente em resposta ao rompimento social criado pelo desenvolvimento de commercialism e capitalismo. Estes são agrupados frequentemente em um mais grande “socialist utópico“movimento, devido a suas características compartilhadas: egalitarian distribuição dos bens, freqüentemente com o abolition total de dinheiro, e cidadãos que fazem somente trabalho qual aprecía e qual é para bom comum, deixando os com a hora ampla para o cultivation das artes e das ciências. Um exemplo clássico de tal utopia eraEdward Bellamy's Olhar para trás. Um outro utopia socialist é William Morris' Notícia de em nenhuma parte, escrito parcialmente em resposta ao top-down (burocrático) natureza de utopia de Bellamy, que Morris criticou. Entretanto, enquanto o movimento socialist se tornou moveu-se longe do utopianism; Marx no detalhe tornou-se um crítico áspero de um socialismo que mais adiantado descreveu como o utopista. (Para mais informação veja História do socialismo o artigo.) considera tambémEric Russell Frank'livro de s A explosão grande (1963) cujas últimas seções detalham um utopia econômico e social. Isto dá forma ao primeiro mention da idéia de Sistemas negociando da troca local (DEIXA).

Utopias foi imaginado também pelo lado oposto do spectrum político. Por exemplo, Robert A. Heinlein's A lua é um Mistress áspero portrays individualistic e libertarian utopia. Capitalista os utopias desta sorte são baseados geralmente sobre mercado livre economias, em que o presupposition é essas empresa confidencial e iniciativa pessoal sem uma instituição da coerção,governo, fornece a oportunidade a mais grande para a realização e o progresso do indivíduo e da sociedade ao todo.

Há uma outra vista que os utopias do capitalista não se dirigem à introdução de falha do mercado, mais do que utopias socialist dirigem-se à introdução da falha do planeamento. Assim uma mistura de socialismo e capitalismo é visto por poucos como o tipo de economia em um utopia. Fala sobre a idéia comunidade pequena das empresas possuídas que trabalham sob o modelo do capitalista da economia.

Utopia político e histórico

Os utopias políticos são uns em que o governo estabelece uma sociedade que striving para a perfeição.

Um utopia global de paz do mundo é visto frequentemente como um do inevitável possível endings da história.

Sparta era a militaristic eutopia fundado perto Lycurgus (though alguns, especialmente Athenians, pode tê-lo considerado adystopia). Era um grego poder até sua derrota pelo Thebans no batalha de Leuctra.

Utopia religioso

Estes utopias são baseados sobre religioso os ideals, e são datar aqueles encontrados o mais geralmente na sociedade humana. Seus membros são requeridos geralmente seguir e acreditar na tradição religiosa particular que estabeleceu o utopia. Alguns permitem non-believers ou non-aderente fazer exame acima da residência dentro deles; outros (tais como a comunidade em Qumran) não.

Islamic, Jewish, e Cristão idéias do Jardim de Eden e Heaven pode ser interpretado como formulários de utopianism, especialmente no seu povo-religioso formulários. Tais “utopias religiosos” são descritos frequentemente como os “jardins do prazer”, implicando uma existência livre da preocupação em um estado do bliss ou do enlightenment. Postulam as existências livres do sin, da dor, da pobreza e da morte, e supõem frequentemente o communion com os seres como anjos ou houri. Em um sentido similar Hindu conceito de Moksha e Buddhist conceito de Nirvana pode ser pensado como de um tipo de utopia. No Hinduism ou no Buddhism, entretanto, utopia é um não lugar mas um estado de mente. Uma opinião que se nós pudermos praticar o meditation sem o córrego contínuo dos pensamentos, nós podemos alcançar o enlightenment. Este enlightenment promete a saída do ciclo da vida e da morte, relacionando-se para trás ao conceito de utopia.

Entretanto, a idéia usual de Utopia, que é criado normalmente pelo esforço humano, é mais claramente evidente no uso destas idéias como as bases para os utopias religiosos, como os membros tentam estabelecer/reestablish na terra uma sociedade que refletam os virtues e os valores que acredita sejam perdidos ou que os esperem no Afterlife.

No Estados Unidos e Europa durante Awakening em segundo grande do décimo nono século e depois disso, muitos grupos religiosos radicais deram forma a sociedades eutopian. Procuraram dar forma às comunidades onde todos os aspectos de vidas do pessoa poderiam ser governados por sua fé. Entre o mais best-known destas sociedades eutopian era Shaker o movimento, que originou em Inglaterra no 18o século mas moveu-se para América logo após seu fundar. Outros exemplos bons são bosque da fonte, cidade Holy de Riker e outras 15 colônias eutopian Californian entre 1855 e 1955 (Hine), as well asSointulaPdf (198 KiB) em B.C., Canadá e outras 15 comunidades socialist e religiosas arredondam o mundo, including os “kolkhozes Finnish”.

Veja também: Extremidade do mundo (religião), Eschatology, e Millennialism

Utopia científico e tecnologico

Veja também: imperativo hedonistic, transhumanism, singularity tecnologico, sociedade do abolitionist, techno-utopia, eMovimento do Technocracy

Estes estão ajustados no futuro, quando se acredita que avançado ciência e tecnologia permitirá o utopista padrões vivos; por exemplo, a ausência de morte e sofrimento; mudanças dentro natureza humana e condição humana. Estas sociedades utópicas tendem a mudar o que o “ser humano” é toda sobre. A tecnologia afetou a maneira que os seres humanos viveram a tal extensão que as funções normais, como o sono, comer ou mesmo a reprodução, foram substituídas pelo meios artificiais. Outros tipos deste utopia envisioned, incluem uma sociedade onde os seres humanos golpeiem um contrapeso com tecnologia e seja usada meramente realçar a condição viva humana (por exemplo. Trek da estrela). No lugar da perfeição de estática de um utopia, transhumanists libertarian envision “extropia“, uma sociedade aberta, em desenvolvimento permitindo que os indivíduos e uns agrupamentos voluntários dêem forma às instituições e aos formulários sociais preferem.

Buckminster mais cheio apresentou uma base teórica para o utopianism tecnologico e o jogo para fora para desenvolver uma variedade das tecnologias que variam dos mapas aos projetos para os carros e as casas que puderam conduzir ao desenvolvimento de tal utopia.

Um exemplo notável de um tecnologico e socialist libertarian utopia é autor Scottish Iain M. Bancos Cultura.

Uma variação neste tema foi encontrada mais cedo nas teorias de eugenics. Acreditando que muitos traços eram hereditary na natureza, os eugenists acreditaram aquele não somente mais saudável, uma raça mais inteligente poderia ser produzida, mas muitos outros traços poderiam ser selecionados para, including o “talent”, ou de encontro, including o drunkness e o criminality. Isto chamou-se para “o eugenics positivo” que incentivam aqueles com genes bons ter crianças, e “o eugenics negativo” que desanima aqueles com genes maus, ou impedindo os completamente pelo confinamento ou pela esterilização forçosa.

Opondo isto optimism é a predição que a ciência e a tecnologia avançadas, com o emprego errado ou o acidente deliberado, para causar os danos ou mesmo o humanity ambiental extinção. Advogado dos críticos precauções de encontro ao prematuro embrace das tecnologias novas.

Utopianism

Utopianism consulta aos vários movimentos sociais e políticos.

Em muitas culturas, sociedades, religiões, e cosmogonias, há alguma mito ou memória de um passado distante quando o humankind viveu em um estado primitivo e simples, mas ao mesmo tempo de um da felicidade e do fulfillment perfeitos. Naqueles dias, o vário mitos diga-nos, havia uma harmonia instintiva entre o homem e a natureza. As necessidades dos homens eram poucas e seus desejos limitaram. Ambos foram satisfeitos fàcilmente pela abundância fornecida pela natureza. Conformemente, não havia nenhum motriz qualquer para a guerra ou o oppression. Nem havia toda a necessidade para o trabalho duro e doloroso. Os seres humanos eram simples e pious, e sentido perto dos deuses.

Estes archetypes mythical ou religiosos são inscritos em todas as culturas e resurge com vitality especial quando os povos estão em épocas difíceis e críticas. Entretanto, a projeção do mito não ocorre para o telecontrole após, mas para o futuro ou para lugares distantes e fictional, imaginar isso em algum dia do futuro, em algum ponto do espaço ou além da morte deve existir a possibilidade de viver feliz.

Estes mitos do estágio o mais adiantado do humankind foram consultados pelos vários nomes:

Idade dourada Grego poeta Hesiod, em torno do 8o século BC, em sua compilação da tradição mythological (o poemaTrabalhos e dias), explicado isso, antes de a era atual, havia outros quatro progressivamente mais perfeitos, o mais velho de qual era Idade dourada.

Plutarch, o historian e o biographer gregos do 1o século, tratado do passado blissful e mythic do humanity.

Arcadia Arcadia, por exemplo. em Senhor Philip Sidney'prosa de s romance O Arcadia velho (1580). Originalmente uma região no Peloponnesus, Arcadia transformou-se a synonym para alguma área rural que servir como a pastoral ajustando-se, como a amoenus do locus (“lugar delicioso”):

O jardim Biblical de Eden Biblical Jardim de Eden como descrito dentro Genesis 2 (Versão autorizada de 1611):

“E o senhor Deus plantou um jardim eastward em Eden; e lá pôs o homem a quem tinha dado forma. E fora da terra fêz o senhor Deus para crescer cada árvore que é agradável à vista, e bom para o alimento; a árvore da vida também no meio do jardim, e a árvore do conhecimento de bom e de evil. [...]

E o senhor Deus fêz exame do homem, e posto lhe no jardim de Eden para vesti-lo e para mantê-lo. E o senhor Deus comandou o homem, provérbio, de cada árvore do mil do jardim o mais mayest come livremente: mas da árvore do conhecimento de bom e de evil, shalt de mil para não comer dele: para no dia que o shalt o mais eatest de mil de mil disso morre certamente. [...]

E o senhor Deus disse, ele não é bom que o homem deve estar sozinho; [...] E o senhor Deus fizeram com que um sono profundo caísse em cima de Adam, e dormiu: e fêz exame de um de seus reforços, e fechou-se acima da carne preferivelmente disso; e o reforço, de que o senhor Deus tinha feito exame do homem, tinha feito ele uma mulher, e tinha trazido a até o homem. “

A terra de Cokaygne A terra de Cokaygne [soletrado também Cockaygne ou Cockaigne] (na tradição alemão consultada a como “Schlaraffenland”[1]) foi chamado aptly o heaven “do homem pobre”, sendo um fantasy popular de puro hedonism e assim uma folha para o innocent e instintivamente virtuous a vida que é descrita em todos os outros clientes mencionou acima. Cockaygne é uma terra do extravagance e do excesso melhor que simplicity e piety. Há uma liberdade do trabalho, e cada coisa material está livre e disponível. As cotovias cozinhadas voam em linha reta em one boca; os rios funcionam com vinho; sexual promiscuidade é a norma; e há a fonte de juventude qual mantem todos novo e ativo.

Há um poema medieval (C. 1315) escrito em rimar couplets qual é intitulado “a terra de Cokaygne”:

“Distante no mar, ao ao oeste de Spain,
É um país chamado Cokaygne.
Não há nenhuma terra não em qualquer lugar,
Nos bens ou nos riches a comparar.
Though o Paradise seja alegre e brilhante
Cokaygne é de uma vista distante mais justa….“

Encontrando utopia

Todos estes mitos expressam também alguma esperança que idyllic o estado de casos que descrevem não é irrecuperàvel e perdido irrevogavelmente à humanidade, isso pode regained em alguma maneira ou em outra.

O one-way seria procurar paradise earthly -- para um lugar goste Shangri-La, escondido no Tibetano montanhas e descrito perto James Hilton em sua novela utópica Horizonte perdido (1933). Tal paradise na terra deve ser em algum lugar se somente o homem puder a encontrar. Christopher Columbo seguido diretamente nesta tradição em sua opinião que tinha encontrado o jardim de Eden quando, para o fim do 15o século, encontrou primeiramente Mundo novo e seus habitantes indígenos.

Uma outra maneira de regaining o paradise perdido (ou Paradise perdido, como o 17o poeta do inglês do século John Miltonchamadas) seria esperar o futuro, para o retorno da idade dourada. De acordo com Theology Christian, a queda do Paradise, causado por Homem sozinho quando disobeyed o deus (“mas do árvore do conhecimento do shalt bom e evil, de mil não comer dele "), resultou no wickedness do caráter que todos os seres humanos foram nascidos com desde (sin original).

Em uma aproximação científica a encontrar utopia, Grupo global do Scenario, um grupo internacional dos cientistas fundados perto Paul Raskin, usado análise de scenario e backcasting para traçar para fora um trajeto a um futuro ambiental sustainable e social equitable. Seus findings sugerem que um movimento dos cidadãos globais é necessário para dirigir entidades políticas, econômicas, e incorporadas para esta nova sustainability paradigm.

Exemplos de utopia

Veja também fiction utópico e dystopian

Termos e conceitos relacionados