EXECUTIVO
"Remodelação é um não-assunto", garante São Bento
por João Pedro Henriques, Paula Sá, David Dinis e Miguel MarujoHoje
O Gabinete de Sócrates desvaloriza aquilo que vai agitando os corredores dos vários ministérios. O foco de uma eventual mexida no Governo está em Teixeira dos Santos. Executará ele o seu Orçamento?
Com vários ministérios - ontem contactados pelo DN - em estado de alerta devido a uma eventual remodelação do Governo, o Gabinete do primeiro-ministro mantém-se irredutível. "Não tem sentido, é um não-assunto", diz fonte autorizada ao DN. Depois das entrevistas de Luís Amado e Augusto Santos Silva (ao Expresso e DN), e do elogio de Sócrates aos dois na segunda-feira (na SIC Notícias), a expectativa entre os socialistas é que ela pode mesmo existir - e estar por dias, ou horas. Vários deputados socialistas ontem contactados pelo DN antecipam uma remodelação no curto prazo.
Nos próximos dias, a agenda do PM é apertada: a 29 e 30, está na Líbia, na Cimeira UE-África; a 3 vai para a Argentina (Cimeira Ibero-americana). Ontem houve em Belém a reunião semanal Cavaco-Sócrates, da qual, como de costume, não transpirou uma vírgula. Entre os mais próximos de Sócrates, nega-se qualquer sinal. Apenas uma garantia: "Inamovível, só mesmo o primeiro-ministro."