O primeiro-ministro afirmou hoje que conta estar presente na próxima cimeira da NATO, em 2012, nos Estados Unidos, porque a legislatura só termina em 2013, e elogiou o trabalho do seu ministro dos Negócios Estrangeiros.
José Sócrates falava na conferência de imprensa de balanço da cimeira da NATO, em Lisboa, depois de ter sido questionado se contava ainda estar no Governo no próximo ano.
"Conto estar presente, claro, porque esta legislatura só terminará em 2013. Agradeço muito a simpatia das palavras do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, sobre a organização desta cimeira em Lisboa", respondeu Sócrates.Já no final da conferência de imprensa, Sócrates foi questionado se o seu ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, ainda estará nestas funções quando se realizar a próxima Cimeira da NATO.
José Sócrates fez uma defesa vigorosa sobre o trabalho político e diplomático até agora realizado por Luís Amado.
"O senhor ministro dos Negócios Estrangeiros tem feito um grande trabalho pela diplomacia portuguesa. Esteve presente comigo quando fizemos a presidência portuguesa [da União Europeia] e que presidência fizemos!", salientou Sócrates.