Buraco colossal
MY WEBRINGS PAGE
O SILÊNCIO À VOLTA DA MEMÓRIA


Em “relação às contas na Suíça, julgo que o assunto está mais do que esclarecido.
Há para lá umas contas na Suíça, há para lá umas pessoas que têm contas na Suíça.
O engenheiro José Sócrates – o que se demonstra com as contas na Suíça – é que não tem nada a ver com as contas na Suíça”
João Araújo 29/05/2015


Á ESQUINA DO MONTE CARLO


HERBERTO, A AVENTURA nos eternos

- Este blog voltou ao activo hoje dia 10 de Junho de 2015. -

E ponde na cobiça um freio duro,
E na ambição também, que indignamente
Tomais mil vezes, e no torpe e escuro
Vício da tirania infame e urgente;
Porque essas honras vãs, esse ouro puro,
Verdadeiro valor não dão à gente.
Melhor é merecê-los sem os ter,
Que possuí-los sem os merecer.

Camões / Lusiadas


Isto não há nada como acenar com medalhinhas para ter sempre clientela.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

"interesse forte" de investimentos árabes em Portugal

Carlos Zorrinho diz haver "interesse forte" de investimentos árabes em Portugal

Secretário de Estado da Energia indica que será assinado um protocolo com os Emirados Árabes Unidos na área da energia e construção sustentável, referindo que o governo português já tem "bastantes sinais" do interesse dos capitais árabes.
O secretário de Estado da Energia, Carlos Zorrinho, afirmou hoje que durante as visitas oficiais ao Qatar e a Abu Dhabi o governo português registou “bastantes sinais de interesse forte” por parte dos investidores árabes para trabalhar com as empresas portuguesas.

Carlos Zorrinho, que integra a comitiva que acompanha o primeiro-ministro, José Sócrates, disse aos jornalistas, durante o World Future Energy Summit, em Abu Dhabi, que há interesse dos capitais árabes em “projectos concretos”, nomeadamente turismo, energia e construção.

O secretário de Estado da Energia não referiu nenhum caso em concreto, mas indicou que a cooperação económica poderá ocorrer tanto com investimento árabe em Portugal como fora do país, recorrendo às empresas portuguesas para investimentos noutros mercados.

Carlos Zorrinho explicou ainda que está prevista a assinatura de um protocolo com os Emirados Árabes Unidos na área da energia e da construção sustentável.

Em Abu Dhabi Portugal participa no World Future Energy Summit com um expositor de 200 metros quadrados, onde está a mostrar, durante esta semana, alguns dos principais projectos energéticos do país, entre eles o da mobilidade eléctrica e o das redes eléctricas inteligentes.

O primeiro-ministro, José Sócrates, fez-se acompanhar ao Qatar e a Abu Dhabi de dezenas de empresários. Mas muitos deles vêm apenas à procura de oportunidades de negócio, sem projectos concretos para desenvolver.

É o caso da Aquapor. Diogo Faria de Oliveira, administrador da empresa de distribuição de água, disse ao Negócios estar em Abu Dhabi para “a identificação de oportunidades”. Mas o foco da Aquapor tem estado na Argélia e Arábia Saudita e não nos Emirados Árabes Unidos.

Para a Self Energy, recentemente adquirida pela Soares da Costa, a missão é semelhante. “Temos negócios já na Jordânia e Arábia Saudita, ao nível das consultorias energéticas. Venho identificar oportunidades, mas ainda não há nada em concreto”, disse o presidente da Self Energy, Miguel Matias, ao Negócios.

E a palavra “oportunidade” está também com a Efacec. “Estabelecemos contactos com empresas no Qatar e em Abu Dhabi no sentido de tentar aproveitar oportunidades”, descreve o presidente da Efacec, Luís Filipe Pereira.

* O jornalista viajou a Abu Dhabi a convite da Adene – Agência de Energia.