O_encontro 'Portugal, the Road Ahead' estava marcado há um mês, em data definida pelo gabinete do primeiro-ministro.
O_primeiro-ministro, José Sócrates cancelou, à ultima hora, a sua presença na conferência do Financial Times e do Diário Económico, em Nova Iorque, marcada para amanhã. O encontro estava marcado há cerca de um mês, para uma data indicada pelo gabinete do próprio primeiro-ministro e seria uma oportunidade para discutir, no capital financeira mundial o que o País está a fazer para corrigir os seus desequilíbrios.
Oficialmente, a explicação do primeiro-ministro para faltar ao encontro - num formato de pequeno-almoço/debate, designado de ‘Portugal, the Road Ahead' - é a realização de um Conselho Europeu na próxima quinta-feira e a necessidade de tomar decisões até lá.
A decisão do primeiro-ministro surpreendeu a organização do evento - o Financial Times sublinha que nunca tinha sucedido o cancelamento da participação de um primeiro-ministro em cima da realização de um encontro. A hipótese de Teixeira dos Santos substituir José Sócrates, que permitiria manter o encontro, foi também descartada.
A ausência de Sócrates obrigou a suspender o encontro, no qual já estavam confirmadas as presenças de Ricardo Salgado, presidente do BES, Zeinal Bava, presidente da PT, António Mexia, presidente da EDP, e Basílio Horta, presidente da AICEP.
Na sexta-feira, o número de participantes na conferência já superava a meia centena, o limite máximo para este encontro, marcado para o exclusivo Harvard Club. Entre eles, constavam quadros superiores de bancos de investimento, fundos e agências de rating.
Este encontro seria o primeiro de um programa que o Diário Económico vai desenvolver, a partir de agora, em parceria com o Financial Times nas praças mais importantes do mundo financeiro.